Análise Política >Lula assume o comando

0
119

“Lula começou, de fato, a desbolsonarização das Forças Armadas. É a sua segunda posse”, escreve o jornalista Alex Solnik

Alex Solnik (*)

Ao trocar o comandante do Exército, general Júlio César Arruda, de forma rápida e surpreendente, Lula mostrou, para os militares e para os brasileiros, que no seu governo o poder civil desarmado manda nos militares, tal como prescreve a constituição.

Lula assumiu o comando. Civil e militar.

O novo comandante, general Tomás Paiva, também surpreendeu o país, ontem, com um discurso enfático em defesa da democracia, coisa que o ex-comandante nunca tinha feito. Muito ao contrário.

A perda de confiança ocorreu em razão da manutenção do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, coronel Mauro Cid, no comando de um batalhão de Goiânia depois das graves revelações a seu respeito a partir de investigações sobre as movimentações financeiras do ex-presidente.

Na sexta-feira, Lula exigiu a exoneração de Cid, por meio do ministro da Defesa, mas o general Júlio César Arruda refugou, o que mostrou a Lula, suas ligações com Bolsonaro.

Lula começou, de fato, a desbolsonarização das Forças Armadas. É a sua segunda posse.

(*)Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão” e “O domador de sonhos”

 

Artigo AnteriorO Circo do Poder >Por Chico Santa Clara
Próximo ArtigoCharge >Miguel Paiva – Crime
O Ralho
O Portal O Ralho é composto por um grupo de artistas digitais que utiliza a política como fonte de inspiração. Dado o tamanho da bizarrice a política é humor próprio e porque é, em si, uma coisa engraçada. O humor, ao contrário, é uma coisa muito séria. Provo: a política é toda feita de dribles à imprensa, de desmentidos impossíveis, de promessas jamais cumpridas, de ilusão, enfim, enquanto o humor não engana ninguém: ou é engraçado ou não é, está ali no papel em exibição pública, nu e cru. Seríssimo. Por isso, os políticos em geral são bons humoristas enquanto os humoristas sempre foram péssimos políticos. Então o Ralho traz a visão contestadora, humorística e diária da realidade…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here