ANÁLISE POLÍTICA > Maduro já ganhou

0
95

Maduro já ganhou

Autocratas não organizam eleições para perder

Por Alex Solnik

Não precisa esperar a contagem dos votos para saber quem vai ganhar a eleição presidencial na Venezuela.

 Maduro inviabilizou candidaturas, desidratou os votos dos exilados, fechou as fronteiras, expulsou apoiadores internacionais dos oposicionistas.

 Declarou várias vezes que não vai aceitar outro resultado que não a sua vitória.

 Esse combo de atos,decisões e medidas autocráticas mostra claramente que a derrota não é uma opção. Mesmo porque o bolivarianismo é um regime rumo ao socialismo, e o socialismo não admite alternância de poder por se fundamentar em projeto de longo prazo.

 Maduro controla a mídia, o Judiciário, o Legislativo, o sistema eleitoral e o Exército. Ele não é apenas chefe de governo, mas de um movimento cívico-militar-policial, portanto baseado na força das armas e não das urnas.

 A sua derrota seria a derrota do regime, o que os militares não vão aceitar, pois o controle do petróleo está sob o seu tacão.

 Maduro não perde o sono com as sanções, daqui a pouco acaba a guerra contra a Ucrânia e a Rússia vai voltar a dar fôlego à Venezuela, que é a prioridade da política externa russa na América Latina.

 Autocratas não organizam eleições para perder.

 Se as urnas insistirem em dizer o contrário, pior para as urnas.

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão” e “O domador de sonhos”

Artigo AnteriorGIBITECA HENFIL >O HUMOR D`O PASQUIM
Próximo ArtigoGIBITECA HENFIL >O Pasquim e o humor hoje
O Ralho
O Portal O Ralho é composto por um grupo de artistas digitais que utiliza a política como fonte de inspiração. Dado o tamanho da bizarrice a política é humor próprio e porque é, em si, uma coisa engraçada. O humor, ao contrário, é uma coisa muito séria. Provo: a política é toda feita de dribles à imprensa, de desmentidos impossíveis, de promessas jamais cumpridas, de ilusão, enfim, enquanto o humor não engana ninguém: ou é engraçado ou não é, está ali no papel em exibição pública, nu e cru. Seríssimo. Por isso, os políticos em geral são bons humoristas enquanto os humoristas sempre foram péssimos políticos. Então o Ralho traz a visão contestadora, humorística e diária da realidade…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here