Bastidores da Política
ADEUS VELHINHOS!
É dado como certo por correligionários políticos e pessoas próximas que o prefeito de Manaus, David Almeida apoiará mesmo a candidatura de Wilson Lima (União), juntando o poder das máquinas administrativas do Estado e da Prefeitura de Manaus no projeto de fechar as cortinas para os velhos caciques da política baré, derrotando de uma só tacada Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Arthur Neto e toda a velha guarda que os acompanha.
ROLO COMPRESSOR
Por falar em Wilson Lima, o governador segue em agenda intensa pelo interior do Estado. Nem aí para as críticas dos adversários, vai assinando convênios para obras e ações de todos os tipos, liberando recursos e fazendo a festa enquanto a legislação eleitoral permite.
A PROTETORA
A tira-colo o governador leva sempre uma comitiva na qual se destaca a deputada estadual Joana D’Arc, aliada de primeira hora e que já foi a líder do governador na Assembleia Legislativa.
Conhecida inicialmente por sua militância na proteção e defesa dos animais, a parlamentar vem mostrando que tem muito mais a oferecer à população no exercício do mandato, apresentando projetos de amplo alcance e importância social como o que assegura à pessoa com deficiência o direito a acompanhante ou a atendente pessoal nos hospitais públicos e privados e nas unidades de pronto atendimento, mesmo em situações que exigem restrições, como as de calamidade pública ou emergência.
CORDA BAMBA
Quem tenta de todas as formas sobreviver a essa “varredura” que Wilson Lima e David Almeida prometem fazer na “velha política” é Omar Aziz (PSD), que é um dos velhos caciques mas segue alinhado com os novinhos porque o seu PSD, que além da candidatura dele próprio terá apenas uma chapa de candidatos a deputados federais no Amazonas, estará no blocão de apoio ao atual governador.
UM PÉ LÁ, OUTRO CÁ
Vai ser uma doideira total, por sinal, essa estratégia de Omar, porque Lima é bolsonarista declarado e o Ganso é Lula desde criancinha nas eleições deste ano. Vai ser um tal de estou contigo mas não com ele, muito pelo contrário, que deixará os eleitores totalmente baratinados.
SAÍDA PELA TANGENTE
Foi a estratégia de Eduardo Braga (MDB) na segunda-feira, 11, em Brasília. Listado entre os nomes que participariam de um jantar com o ex-presidente Lula na casa do senador cearense Eunício Oliveira, Dudu não deu o ar de sua graça no evento, do qual Omar participou. Mas na terça-feira, 12, Braga tratou de se encontrar com Lula, divulgando exaustivamente pelas suas redes sociais.
PIANINHO
Quem parece ter tomado um chá de “simancol” nesses últimos dias é o Coronel Menezes (PL), que vinha causando crise atrás de crise com sua língua solta. Achando-se o tal por ser “O Íntimo” de Jair Bolsonaro, tinha resolvido decidir quem podia ou não se aproximar do presidente, ditar regras das alianças locais e tudo o mais.
CALADO!!!!!
Disse tanta besteira que tomou puxão de orelha até do neobolsonarista Alfredo Nascimento, manda-chuva local do PL, partido que hoje abriga Bolsonaro. Vendo “O Íntimo” querer dar pitaco até na composição da chapa de Lima, o Buchada de Bode teve que deixar claro quem manda no PL do Amazonas, igual como Valdemar da Costa Neto já fez no PL nacional.
EX-AMOR?
Falando como futuro governador em entrevista ao programa Fiscaliza Geral (FM Onda Digital), nesta terça-feira (12/04), Plínio Valério (PSDB) desceu o malho na gestão estadual da saúde. Ao que parece, o senador tucano quer desfazer a ideia de que sua eventual candidatura é apenas uma estratégia para minar adversários mais fortes de Wilson Lima (União), que lutará pela reeleição.
AMNÉSIA PROFUNDA
É o que acomete todos os bolsonaristas-raiz, neobolsonaristas e bolsonaristas de ocasião do Amazonas. Nenhum se lembra do ataque mortal que Bolsonaro fez à ZFM – Zona Franca de Manaus às vésperas do carnaval com o decreto de redução linear de 25% do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados para todo o Brasil, lascando as indústrias instaladas na capital amazonense. E muito menos da farsa montada para efeitos de mídia, com a promessa de revisão da medida para salvar o modelo. É como se nada disso tivesse acontecido e estivesse tudo às mil maravilhas.
ÓLEO DE PEROBA
O pior é que todos já estão nas ruas, em pré-campanhas abertas e desenfreadas, posando de boa gente que só quer o bem do povo e a alegria geral da comunidade. Inflação desenfreada, custo de vida altíssimo, escândalos de corrupção pipocando todos os dias, empresas já instaladas no PIM – Polo Industrial de Manaus suspendendo investimentos, outras que pretendiam se instalar no local revendo seus planos e procurando outras praças, massa de desempregados aumentando e as caras de paus desfilando de um lado para outro, caçando votos com promessas vãs, miçangas, espelhos e outras quinquilharias.
Osmir Medeiros
Colunista d’o Ralho, foi editor de economia Jornal Amazonas Em Tempo e editor de Opinião Jornal do Commercio, entre outros veículos.E-MAIL: osmirmedeiros@gmail.com