Jaraki Ticado >COMBINOU COM OS RUSSOS? 

0
218

 

COMBINOU COM OS RUSSOS? 
A “programação” de Jair Bolsonaro na Rússia, da chegada até a reunião protocolar com Wladimir Putin, além de prato cheio para os famosos memes na internet, lembra uma historinha protagonizada por Mané Garrincha na Copa de 1958, durante preleção de Vicente Feola às vésperas de um jogo contra a então União Soviética.
Diz a lenda que após o técnico brasileiro desenhar uma jogada perfeita que começaria com troca de passes entre Nilton Santos, Zito e Didi no meio-campo, passaria por Garrincha que driblaria alguns adversários e lançaria para Mazzola fazer o gol, o Anjo das Pernas Tortas saiu-se com essa: “Tá legal, seu Feola, mas o senhor já combinou tudinho com os russos?”

DÁ O DEDINHO PRA TIA?


Pois é. A visita do presidente brasileiro à Rússia no auge da tensão mundial gerada pela ameaça de invasão à Ucrânia, além de terrivelmente inapropriada para o momento, segundo todos os analistas de relações internacionais, mais uma vez expõe a figura presidencial ao ridículo em escala global. Para começar, Bolsonaro terá que passar por nada menos que cinco testes de Covid-19 entre o desembarque e o encontro com Putin, ou seja, se tudo for com coleta de sangue, será uma furada no mindinho, outra no seu vizinho, outra no pai de todos, outra no fura bolo e, claro, a último no mata piolho.

VÊ SE NÃO SAI DAÍ!


E ficará em confinamento até a hora de ser recebido pelo líder russo, conforme foi comunicado ao Itamaraty, que tenta a todo custo reverter a situação e livrar o capitão reformado do isolamento. Um esforço diplomático que talvez nem faça muito sentido, visto que ele agora poderá divulgar a versão de que tem o seu próprio cercadinho no coração da gelada potência, para ficar protegido do contato com os comunistas.

O QUE É BOM SE COPIA 


Esses métodos russos para lidar com os antivacinas e negacionistas bem que poderiam ser adotados em Manaus. E na ponta da fila para as furadas nos dedos e confinamento no cercadinho, deveriam colocar o vereador Raiff Mattos e o deputado estadual Delegado Péricles, que nada tendo de produtivo para fazer na Câmara Municipal de Manaus e na Assembleia Legislativa, respectivamente, tentam a todo custo criar embaraços legais para a exigência da carteira de vacinação contra a Covid-19 às crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino, na volta às aulas presenciais.

SEM PALCO NEM PLATÉIA


Voltando a Bolsonaro, para completar o caloroso tratamento diplomático, na reunião serão apenas ele e Putin, “tête-à-tête” como diriam os franceses, ou “rrrostro a rrrostro” no jargão de Alberto Roberto, o galã canastrão da galeria de personagens do impagável Chico Anysio. Além dos dois e de seus respectivos intérpretes, ninguém mais, nem mesmo Carlucho para registrar com o celular e fazer umas postagenzinhas de papis no Twiter e no Telegram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here